Venho sempre chamando a atenção para a situação difícil que vem passando a população do município de Sento-Sé com a ausência dos serviços básicos que são de direito do nosso povo.
Desta feita chamo à atenção para a falta de atendimento de saúde à população na cidade de Sento-Sé, que vem obrigando os nossos munícipes a buscarem este tipo serviço em outros municípios da região entre eles: Juazeiro, Petrolina, Sobradinho, Jacobina, Irecê, Jussara, São Gabriel, Xique-Xique, Pilão Arcado e Remanso, aumentando ainda mais as demandas destes municípios que já sofrem com suas obrigações de atender a população de seus municípios.
Sabemos que o Ministério da Saúde destina recursos mensalmente para todos os municípios do País, para garantir aos prefeitos que possam manter atendimentos básicos ao povo em cada município, mas não é o que vem acontecendo em Sento-Sé, faltam médicos, ambulâncias remédios pra diabéticos, hipertensos e para outras doenças que não podem faltar na farmácia, e os pacientes vão pegar e voltam só com a receita na mão.
Hoje mesmo precisei ir também procurar tratamento de saúde na cidade de Remanso e junto nas barcas que fazem a perigosa travessia Sento-Sé/ Remanso estavam muitas pessoas que foram também em busca de atendimento medico, atendimentos estes que estão assegurados na nossa constituição brasileira e que já foram disponibilizados pra todos no Hospital Dr. Heitor Sento-Sé até 2008.
Chegando no Hospital São Pedro, vi que a maioria das pessoas que lotaram as duas barcas, estava lá para ser atendida pelos médicos. Quem duvidar do que estou falando é só ir nas casas de saúde e nos consultórios médicos de Remanso e das cidades acima elencadas para comprovar de perto o que estou afirmando.
Faço aqui um apelo ao prefeito e aos nossos representantes legais na Câmara de Vereadores, que tomem as providencias legais para restabelecer com urgência os serviços básicos de saúde para nossa população aqui mesmo em nossa cidade. Isto não é um favor, é um dever e uma obrigação dos chefes dos executivos, federal, estadual e municipal e do legislativo fiscalizar estas ações.
Faço também um apelo ao ministro Alexandre Padilha e ao secretário Jorge Solla, para tomarem providencias urgentes com a finalidade de evitar que nossa gente continue sofrendo assim.
Vale salientar que estas pessoas que buscam atendimentos fora do município vão por conta própria arcando com todas as despesas com passagens, consultas, cirurgias e remédios.
Seguem algumas fotos que tirei nas barcas dentro do lago e no porto de Remanso.
Jackson Coelho de Souza
Cidadão e ex-vereador do PT de Sento-Sé