País sediará Copa das Confederações em junho e Copa em 2014.
Para ministro, Brasil deve acompanhar investigação de ataque nos EUA.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta terça-feira (16) que o Brasil tomará providências para garantir a segurança dos grandes eventos que ocorrerão no país. Nesta segunda-feira (15), duas explosões na chegada da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, mataram três pessoas e deixaram feridas mais de cem.
Questionado se o Brasil está preparado para receber eventos internacionais de grande porte, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da Fifa, Patriota disse que o país "está tomando todas as providências necessárias".
"O Brasil está tomando providências necessárias e temos confiança de que serão providências que garantirão a segurança dos eventos. Também acho muito importante acompanhar agora a apuração para sabemos exatamente qual foi a natureza e a motivação por atrás desse ato hediondo", disse Patriota antes de participar, no Palácio do Planalto, de um seminário sobre a Rio+20.
O FBI informou que a investigação do caso é criminal, mas que tem "potencial de ser uma investigação terrorista". Segundo a polícia, as explosões foram causadas por duas bombas "poderosas".
O chanceler informou que o Brasil está em contato com o consulado brasileiro em Boston, segundo o qual não há brasileiros entre as vítimas e os feridos gravemente. "Uma brasileira teve ferimentos leves é a informação que eu tenho até agora", disse.
A brasileira ferida a que Patriota se referiu é Adriana Savoldi (veja ao lado). Ela participou da maratona e ralou o braço, a perna e o calcanhar durante o tumulto após as explosões, conforme ela mesma relatou em reportagem exibida nesta segunda-feira (15) pelo Jornal Nacional.
As explosões, afirmou Antonio Patriota, não podem "deixar de nos sensibilizar". "Nos solidarizamos nesse momento com o governo e o povo americano", lamentou.
DO G1