A prefeitura, em parceria com o Setps, lancará um programa para tentar coibir as fraudes no transporte coletivo de Salvador. A iniciativa foi lançada na tarde desta quinta-feira (2) no Bahiamar Hotel, no Jardim de Alah, com uma solenidade seguida de uma palestra do presidente do Setps, Horácio Brasil.
Ao todo, 125 agentes ligados à Transalvador foram treinados em cursos para compreender a natureza do trabalho e também estatísticas relacionadas aos coletivos em Salvador. Estes fiscais se revezarão nos ônibus da cidade e agirão na tentativa de diminuir os prejuízos do sistema com as fraudes, em especial aquelas que envolvem passageiros que não pagam para viajar pela cidade.
Segundo Horácio Brasil, as fraudes são preocupantes por conta do número de passageiros que legalmente não paga passagem. O administrador citou que, entre conveniados, idosos, deficientes físicos e a massa de estudantes que paga meia, 31% dos passageiros da capital não pagam passagem. “A cada três ônibus, um roda de graça. Se qualquer serviço como a Embasa, a Coelba, tivessem um prejuízo de 30% já estaríamos no caos. Por isso este valor está próximo do impraticável”, explicou.
Outra estatística citada por Brasil para os fiscais é a de que de todas as pessoas que entram pela frente nos coletivos da capital, 20% corresponde a fraudes. Este é o público-alvo da nova campanha, mas o presidente do Setps reconheceu que o trabalho tem determinado nível de dificuldade devido ao perigo que cada fiscal pode enfrentar com quem insistir em não descer do veículo ou pagar seu bilhete.
Nota originalmente postada às 17h do dia 2
Nota originalmente postada às 17h do dia 2